(In)justiça escolar: os paradoxos do processo de democratização e a desigualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade

Autores

Resumo

É possível vislumbrarmos uma escola e uma universidade justas no Brasil? Dois planos foram estabelecidos visando responder a esta questão: o primeiro centra-se na produção ideológica de determinados consensos sobre o que se entende por justiça, o segundo refere-se a experiências e sentimentos relativos ao que se considera como injusto. A premissa que orientou a mobilização de matrizes teóricas funda-se na necessidade de promover uma espécie de jogo dos opostos entre justiça e injustiça. John Rawls e Michael Walzer ajudam a refletir sobre as concepções de justiça, Barrington Moore Júnior e François Dubet contribuem no estudo dos sentimentos de injustiça. A partir do diálogo entre esses planos, compusemos figuras da injustiça escolar, tendo como referência representações de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina, abrangendo os paradoxos do processo de democratização da educação e a desigualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade.

Palavras-chave: (In)justiça Escolar. Democratização da Educação. Desigualdade de Oportunidades. Sentimentos de Injustiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione Ribeiro Valle, http://lattes.cnpq.br/4490226468776272

Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2014), doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). Atualmente é professora associada do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Na Universidade Federal de Santa Catarina atua na Graduação em Pedagogia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação e nas subáreas Sociologia e História da Educação, com foco principalmente nos temas: desigualdades escolares, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. Possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e livros do francês para o português na área da sociologia da educação.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

VALLE, Ione Ribeiro. (In)justiça escolar: os paradoxos do processo de democratização e a desigualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 325–349, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018325. Acesso em: 28 mar. 2024.