“O senhor me ouve, pensa e repensa, e rediz, então me ajuda”: notas freirianas sobre a relação educador-educando no ensino-aprendizagem on-line

Autores

  • Vitor Malaggi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juliano Tonezer da Silva Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo - UPF

Resumo

O objetivo nuclear do presente artigo centra-se na discussão de como as reflexões freirianas sobre a superação da contradição educador-educando podem ser referenciadas para repensar as relações de ensino-aprendizagem entre discentes e docentes, no contexto de apropriação pedagógica das Tecnologias Digitais de Rede (TDRs). Tal debate aponta para a necessidade de ruptura com as práticas docentes autoritárias e verticais emergidas da Escola Tradicional (ou, na terminologia freiriana, da Educação Bancária), bem como daquelas de cunho espontaneísta, tencionadas pela reapropriação dos ideais escolanovistas no contexto tecno-educativo do século XXI. Para tanto, as reflexões propostas são amparadas no referencial teórico de Paulo Freire e Marco Silva, no que se refere aos papeis/funções de educandos e educadores nas relações de ensino-aprendizagem perpassadas pela apropriação pedagógica das características comunicativo-interativas das TDRs. Nesse sentido, pontua-se que tal apropriação, para ser crítica e criativa, torna imperiosa a assunção da liberdade dos educandos enquanto sujeitos da apreensão dialógica dos objetos cognoscentes no seio dos processos educativos. Da mesma forma, faz-se essencial reafirmar a autoridade do educador e a diretividade inerente ao seu quefazer docente, enquanto profissional responsável pela materialidade da ação comunicativo-interativa e intervenção pedagógica com os seus educandos. Em suma, a interatividade das TDRs encontra na educação dialógico-problematizadora um aporte teórico para o desenvolvimento de processos comunicativo-educativos de apropriação e (re)criação  colaborativa, por educandos-educadores e educadores-educandos, dos objetos cognoscentes mediatizadores das relações de ensino-aprendizagem. Sem que, com isso, seja dissipada a especificidade dos papéis/funções de cada um destes sujeitos nos contextos educativos perpassados pelas tecnologias interativas.

Palavras-chave: Professores e Alunos. Tecnologia Educacional. Educação – Teoria. Freire, Paulo, 1921-1997.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Malaggi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor efetivo do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Possui graduação em Ciência da Computação e Pós-Graduação em Educação (stricto sensu), ambos os cursos realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo o Mestrado Acadêmico como Bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UPF). Atualmente também é graduando em Pedagogia - Licenciatura Plena EAD (2012), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência profissional nas áreas de Informática na Educação, Inclusão Digital e Teorias Pedagógicas. Interesses de pesquisa e extensão atuais estão focalizados nas relações entre Pedagogia Libertadora e a apropriação das Tecnologias Digitais de Rede em contextos educativos, tanto formais quanto não-formais.

Juliano Tonezer da Silva, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor Titular. Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ppgECM/UPF).

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Adriano Canabarro Teixeira concluiu o doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS] em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É pós-doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq. Atualmente é Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Atua como professor colaborador no Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e como pesquisador colaborador no Departamento de Ciência da Formação da Universidade de Roma Três. É pesquisador e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Inclusão Digital e coordenador das três primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers e Escola de Hackers Avançada da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2015. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo. 

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

MALAGGI, Vitor; SILVA, Juliano Tonezer da; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. “O senhor me ouve, pensa e repensa, e rediz, então me ajuda”: notas freirianas sobre a relação educador-educando no ensino-aprendizagem on-line. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 182–212, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018182. Acesso em: 28 mar. 2024.