Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo”

Vania Grim Thies, Lisiane Sias Manke

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar o livro didático de leitura “Na cidade e no campo”, de modo a compreender o leitor que a obra intenciona construir a partir das representações de cidade e de campo e das atividades propostas aos estudantes. O título, de autoria da professora gaúcha Maria de Lourdes Gastal, foi publicado pela editora FTD e direcionado ao 3º ano primário. A análise do livro, em seus aspectos materiais e textuais, está embasada no referencial teórico de Chartier (1990, 2001, 2014). O estudo se insere num conjunto de investigações que tomam o livro didático como importante artefato da cultura escolar, possibilitando diferentes enfoques investigativos acerca de um mesmo material. Assim, o artigo discute aspectos relacionados à representação de campo e da cidade presentes na obra, marcados como espaços homogêneos e singulares, visando instituir determinados comportamentos sociais nas crianças leitoras.

Palavras-chave: Livro Didático. Leitores. Representação. Campo e Cidade.


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