O núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR) como espaço de formação continuada: as produções monográficas sobre educação infantil

Autores

  • Gioconda Ghiggi Instituto Federal do Paraná – IFPR – Curitiba/PR – Brasil

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos trabalhos monográficos realizados pelos concluintes dos cursos de especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais, ofertados entre 2011 e 2014 pelo Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR), cujos temas de pesquisa foram relacionados com a Educação Infantil. Foram selecionados oito trabalhos, que abordaram literatura infantil, implementação do Art. 26 da Lei nº 9.394/96 em municípios paranaenses, história e cultura afro-brasileira e religião de matriz africana. As pesquisas evidenciaram dados positivos quanto ao trabalho da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Infantil. Outro aspecto apontado pelas pesquisas foi a necessidade de mais discussão sobre a temática da ERER na formação das professoras de Educação Infantil, bem como nas políticas educacionais municipais.

                                                                                                            Palavras-chave: Educação de Crianças. Universidade Federal do Paraná - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. Relações Raciais. Professores-Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

GHIGGI, Gioconda. O núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR) como espaço de formação continuada: as produções monográficas sobre educação infantil. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 294–306, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018294. Acesso em: 25 abr. 2024.