O espaço-ambiente em uma perspectiva estético-didática para pensar a prática educativa e o currículo na educação infantil

Autores

  • Daniele Marques Vieira Universidade Federal do Paraná – UFPR – Curitiba/PR – Brasil

Resumo

O presente artigo apresenta a discussão sobre o espaço-ambiente (VIEIRA, 2011; 2016) enquanto uma estrutura de oportunidades (ZABALZA, 2002) e aponta a perspectiva estético-didática (VIEIRA, 2016) para construir sentidos pela prática educativa na educação infantil, sob a ideia da dimensão comunicativa transcendente da estética como possibilidade à confrontação de pontos de vista distintos – da criança e do adulto. Destaca o princípio da escola como um âmbito estético habitável (HOYUELOS, 2006), proveniente do pensamento de Loris Malagguzzi e relaciona uma abordagem da arquitetura que considera as apropriações da criança sobre o espaço em sua dimensão relacional (CABANELLAS; ESLAVA, 2005) para configurar possibilidades ao espaço-ambiente da educação infantil. Com a finalidade de pensar o espaço-ambiente em uma perspectiva estético-didática à construção de sentidos pela prática, propõe o diálogo com a pedagogia reggiana (HOYUELOS, 2006) e a abordagem sobre o imaginário espacial da infância (CABANELLAS; ESLAVA, 2005), pela interpretação e análise de imagens de uma instituição de educação infantil em Barcelona. Finaliza apresentando aspectos determinantes à prática educativa segundo a perspectiva estético-didática, e enfatiza o currículo da educação infantil enquanto uma gama de oportunidades construídas a partir de saberes da prática e pela observação das crianças, que contemplem sua perspectiva, interesses, necessidades e potencialidades na relação com o mundo.

Palavras-chave: Espaço-Ambiente. Perspectiva Estético-Didática. Prática Educativa. Currículo. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

VIEIRA, Daniele Marques. O espaço-ambiente em uma perspectiva estético-didática para pensar a prática educativa e o currículo na educação infantil. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 161–183, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018161. Acesso em: 16 abr. 2024.