O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação

Autores

  • Renata Brião de Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Rodrigues Gastaud Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo faz uma reflexão teórica acerca de quatro tipos de instituições de memória: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, trazendo suas similaridades e suas diferenças, buscando entender o que diferencia o último das demais. Para isso, utiliza autores como Bellotto (2000) e Tessitore (2003). O artigo aborda, ainda, a constituição do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEDOC-CEIHE – vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS), com importante atuação na preservação de patrimônio documental referente à História da Educação em Pelotas e região circunvizinha. Dessa forma, o presente trabalho estrutura-se da seguinte maneira: primeiramente uma discussão teórica acerca dos quatro tipos de instituições de memória e, na sequência, aborda-se o CEDOC-CEIHE, relacionando com a teoria explicitada no tópico anterior e por fim, alguns aspectos conclusivos da pesquisa.

Palavras-chave: Instituições de Memória. Arquivos. Centro de Documentação. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Brião de Castro, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Educação - PPGE/FaE/UFPel. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas

Carla Rodrigues Gastaud, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Departamento de Museologia e Conservação e Restauro, ICH/UFPel,

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

CASTRO, Renata Brião de; GASTAUD, Carla Rodrigues. O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 263–282, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263. Acesso em: 16 abr. 2024.