Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Linhas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As colaborações para a Revista Linhas devem seguir as seguintes especificações:

* É necessária a titulação mínima de mestre para que os autores possam submeter um artigo para avaliação.

** O número máximo de autores por artigo está restrito a 3 (três) pessoas.

 1. A revista receberá artigos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.

 2. A revista terá as seguintes seções:

 a) Seção Dossiês: esta seção é composta por dossiês inéditos, de relevância à área temática da revista. O tema do dossiê poderá ser proposto pelo Conselho Editorial, por pesquisador(es) interessado(s), devidamente justificado e relacionado à área de concentração do programa ao qual a revista está vinculada.

 b) Seção Artigos: esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da revista.

 c) Resenhas e Traduções: as resenhas devem ser de obras publicadas em português nos últimos dois anos e, em língua estrangeira, nos últimos cinco anos. Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização da tradução do texto original.

 3. As resenhas devem ter, no máximo, cinco (05) laudas. Os demais trabalhos deverão ter, no máximo, vinte e cinco (25) páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos e referências.

 4. Em caso de utilização de fotos de crianças e/ou adolescentes, deve ser respeitada a legislação brasileira vigente. Esta norma não se aplica às fotos que estão sob guarda de arquivos históricos.

 5. Cada artigo poderá conter imagens, tabelas e/ou gráficos, devidamente identificados, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023). As imagens devem ser enviadas no formato JPEG, no tamanho mínimo de 96 DPI; possuir título, legenda e fonte; ser localizadas no corpo do texto, ou seja, identificadas onde devem aparecer. Os documentos sonoros devem ser apresentados em mp3 de até 3 minutos e os documentos em vídeo em link postado.

 6. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

 7. Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Linhas.

 8. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

 9. Os nomes e endereços de e-mail neste sítio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 10. Os artigos enviados que forem resultados de pesquisas financiadas por agências de fomento devem informar a agência em nota de rodapé.

 11. Os trabalhos devem ser encaminhados através do recurso "Submissões Online", encontrado na própria página da revista, mencionando junto o título completo, nome do autor, cargo na instituição em que trabalha, endereço postal, endereço eletrônico e telefones para contato. A primeira página do texto deve incluir o título do artigo e omitir o nome do autor e seu local de trabalho. Os trabalhos serão aceitos para apreciação na suposição de que são inéditos e não foram encaminhados a outros periódicos.

 12. O texto a ser publicado deve seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço entre linhas de 1,5, todas as margens com 2,5 cm.

 13. Ordem de apresentação:
 a) Título e resumo no idioma do respectivo artigo.

 b) O resumo deve ser informativo, conter no máximo 250 palavras e com três a cinco palavras-chave, descritivas do foco do trabalho.

 c) Obrigatoriamente o título do trabalho, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em inglês.

 14. Citações e referências (bibliografia)
- Citações, conforme a NBR-10520:
 · As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.

 · Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto.

 · Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuo de 4 cm, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual a do texto.

 - Nome do autor da obra, para os dois casos acima:

 · No corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”;

· Entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (MOTA, 1997, p. 87).

- Referências, conforme a NBR 6023, de agosto de 2002, no sistema autor-data – somente dos documentos efetivamente citados no trabalho.
 Exemplos de Referências:

- Os nomes dos atures devem estar escritos por extenso, sem abreviaturas.

 - Livros (obra completa)
 SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

- Capítulo (volume, fragmento e outras partes de obra com autor próprio)
 FALCÃO, Luiz Felipe. A guerra interna (integralismo, nazismo e nacionalização). In: BRANCHER, Ana (Org.). História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999, p. 167-198.

- Legislação (meio eletrônico)
 BRASIL. Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2009.

 - Periódicos
 Revistas
 AREND, Silvia Maria Fávero. Legislação menorista para o trabalho: infância em construção (Florianópolis, 1930-1945). Caderno Espaço Feminino. Uberlândia: UFU, v. 17, n.1, p. 269-292, jan/jul 2007.

 Jornais
 NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

- Pelo título, e em meio eletrônico
 ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 1998.

 
 RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA

 Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC.

 

 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

 Licença Creative Commons

A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.