Análise Antropométrica do uso de uma Plantadora de Mandioca

Autores

  • Carlos Aparecido Fernandes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Douglas Silva
  • Bruna Pasquali Plent
  • Eugenio Andrés Diaz Merino

Resumo

Este estudo refere-se a um levantamento antropométrico realizado em uma máquina plantadora de mandioca utilizada em grupos produtivos de pequeno porte. O objetivo é fazer uma análise antropométrica do uso da máquina agrícola, visando a identificação de seus pontos críticos no que diz respeito às suas relações dimensionais. Para desenvolver o estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo a fim de explorar dados qualitativos, abordando as imagens de diferentes percentis. Ao final estão dispostos os resultados nas imagens em cores dos pontos a ser tratados e adaptar ao conforto ergonômico.

 

 

Palavras chave: Plantadora de Mandioca; Grupos Produtivos de Pequeno Porte; Ergonomia, Agricultura Familiar; Antropometria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

FERNANDES, Carlos Aparecido; SILVA, Douglas; PLENT, Bruna Pasquali; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. Análise Antropométrica do uso de uma Plantadora de Mandioca. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 20–36, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5669. Acesso em: 19 abr. 2024.