A sinalização da avenida Paulista como prática projetual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796308152019020

Resumo

O escritório paulistano Cauduro/Martino começou suas atividades em 1964 e depois de cinquenta anos dissolveu-se. Um de seus projetos premiados foi o planejamento visual urbano para a avenida Paulista. O objetivo deste artigo é, ao analisar o projeto de sinalização da avenida, evidenciar o seu processo projetual. O escritório, ao redefinir o problema apresentado pelo cliente, ampliou a problematização e entendeu o cenário como um todo inter-relacionado. Os designers criaram então parâmetros para elaboração de um sistema único que atendesse a pedestres e motoristas e suas diferentes necessidades de informação, ao se localizar e ao se movimentar. O escopo do trabalho compreende um breve histórico do escritório; a apresentação do problema e sua reformulação, a elaboração de parâmetros e a solução do projeto de sinalização e seus elementos para identificação da linguagem única e da solução organizacional. E para realizar sua importância, abrange também a comparação com a paisagem atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilma Ruth Temin, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Design na Universidade de São Paulo com  linha de pesquisa na área de Design: Processos e Linguagens. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de Estruturas ambientais urbanas. Atua profissionalmente em design gráfico. Suas recentes pesquisas englobam estudos sobre processos criativos, métodos de projeto e história do design gráfico. 

Roberto Temin

Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP, pós-graduado em Tecnologia da Educação pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP e graduado em Desenho Industrial pela mesma instituição. É professor de Design na UNIP.

Cristiane Aun Bertoldi, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em RDIDP desde 2008. Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de Design e Arquitetura, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de Estruturas ambientais urbanas. É vice-coordenadora do Curso de Design da FAU USP. Sua atuação na área de design está voltada para design de produto e design de serviço, com foco em projetos de produtos cerâmicos, de mobiliário, equipamentos voltados para saúde e lazer, etc. Sua atuação na área de artes plásticas está relacionada a linguagem tridimensional e cerâmica. Suas recentes pesquisas englobam estudos sobre criatividade, processo criativo, modelos e protótipos, métodos de projeto e raciocínio em projeto.

Downloads

Publicado

2019-03-27

Como Citar

TEMIN, Wilma Ruth; TEMIN, Roberto; BERTOLDI, Cristiane Aun. A sinalização da avenida Paulista como prática projetual. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 020–034, 2019. DOI: 10.5965/2316796308152019020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796308152019020. Acesso em: 28 mar. 2024.