Um violino eloquente: gesto e gestus do violino na cena

Barbara Biscaro, Fernando da Costa Bresolin

Resumo


Neste artigo discutem-se as relações entre música e cena partir das teorias do gesto musical e do gestus brechtiano. A intersecção das linguagens da música e do teatro nessa discussão específica se consolida a partir de um trabalho prático intitulado Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar, espetáculo de música-teatro. O foco do texto é o papel do violino tanto musicalmente quanto em cena, suas especificidades técnicas e as linguagens vinculadas ao instrumento, sublinhando seus aspectos estéticos e históricos aliados á consolidação de um repertório de Brecht e Weill dentro dos procedimentos propostos pelo espetáculo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312910132015146



Direitos autorais 2015 Barbara Biscaro, Fernando da Costa Bresolin

URL da licensa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.