Imagem reflexiva: uma proposta de tipologia para análise visual

Filipe Aguiar Cargnin, Gabriela Botelho Mager

Resumo


Esta pesquisa estuda o fenômeno da reflexividade, que se refere àquela característica das imagens que, de alguma forma, remetem a si mesmas, seus elementos constitutivos e seu método construtivo, inscrevendo o receptor em seu espaço discursivo. É objetivo desta pesquisa a análise formal e interpretativa das diversas formas de reflexividade, propondo uma tipologia, para a sua classificação, através da apresentação de exemplos, com ênfase nas imagens do Design. Foram identificados dez tipos diferentes de utilização da reflexividade nas imagens. São eles: referência, pastiche, o meio como tema, explicitação dos elementos constitutivos, exposição do método construtivo, paródia, reformulação, serialização, questões de gênero e não-usabilidade. A reflexividade, nas mãos do designer, tem o potencial de ser uma ferramenta criativa e o conhecimento do seu funcionamento é fundamental para o seu uso consciente. A reflexividade desperta a criatividade e pode estimular o olhar crítico acerca das imagens ao nosso redor, contribuindo para o campo projetual em design.


Palavras-chave


reflexividade; imagem; autorreferência; design gráfico

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312913202018063



Direitos autorais 2018 Filipe Aguiar Cargnin e Gabriela Botelho Mager

URL da licensa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.