Contaminações e desvios nas pinturas da América Latina; Academicismo e Modernismo na América Latina

Rosângela Cherem, Ana Lúcia Oliveira Fernandez Gil

Resumo


Este artigo se apresenta como um breve levantamento de problemáticas próprias a História da Arte, particularmente no que diz respeito ao pensamento plástico e sua relação com as rupturas e desvios encontrados na produção pictórica da América Latina. Aborda duas questões que reverberam, destacando em Cândido Portinari e Oswaldo Guayasamin uma assimilação que advém como repetição das experimentações vanguardistas, e salientando em Raquel Forner e José Silveira D’Ávilla certas renitências barrocas.

Palavras-chave


Academicismo; Modernismo; História da Arte; Pintura; América Latina

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808372903052008050



Direitos autorais 2008 Rosângela Cherem, Ana Lúcia Oliveira Fernandez Gil

URL da licensa: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.