Design, acessibilidade e inclusão: Uma investigação a partir da arte

maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Breithner Monteiro Viana, Thaís Larche

Resumo


Procura-se insistentemente compreender o que pode caracterizar uma inclusão social efetiva. De fato, a sociedade com suas dificuldades de abrangência tende a priorizar a maioria, com isso a minoria tem seus valores suprimidos. Abordaremos aqui uma discussão acerca das dificuldades de pessoas com deficiência visual, suas percepções estéticas e os estudos realizados para proporcionar acessibilidade. Pautamo-nos numa oficina desen- volvida com alunos com deficiência visual e videntes, na qual a pretensão foi desenvolver o ensino da arte, tornando acessível à linguagem contemporânea e realizar uma análise do desenvolvimento escolar desses alunos. Como resultado percebemos a eficácia dos Objetos Pedagógicos.

Palavras-chave


design; acessibilidade; inclusão; cegos; objeto pedagógico

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312904062009242



Direitos autorais 2009 maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Breithner Monteiro Viana, Thaís Larche

URL da licensa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.