A moda do sertão: uma construção de identidade nacional a partir da canção “Luar do Sertão”

Autores

  • Káritha Bernardo de Macedo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Mara Rúbia Sant’Anna-Muller Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011660

Palavras-chave:

moda, identidade, música sertaneja, “Luar do Sertão"

Resumo

A canção “Luar do Sertão” (1914), um ícone da música sertaneja, teve papel preponderante na delimitação e disseminação de uma visão da população rural e interiorana brasileira desde seu lançamento, reverberando essas características sobre os designers de nosso tempo, que as reinterpretam conforme as negociações vigentes de identidade sertaneja e urbana. Para tanto, foi analisado o fonograma de “Luar do Sertão”, selecionadas algumas características principais e comparadas com a leitura do sistema de moda nacional acerca do tema “sertanejo”, fundamentada pela seleção de imagens de coleções de moda brasileira que o abordavam. Deste modo, o que se percebe de forma mais imediata, é que os estilistas brasileiros atuais, de forma estereotipada e distante da realidade, associam a este estilo o padrão da simplicidade, da tranquilidade, do trabalho artesanal, das cores terrosas, e de uma certa inocência quando comparado ao cidadão urbano. Representando ainda, um local de busca pelas raízes nacionais.

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Publicado

2018-10-25

Como Citar

MACEDO, Káritha Bernardo de; SANT’ANNA-MULLER, Mara Rúbia. A moda do sertão: uma construção de identidade nacional a partir da canção “Luar do Sertão”. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 660–671, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011660. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14041. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Moda