Disseram que o samba voltou americanizado

Marcus Facchin Bonilla

Resumo


O artigo traz uma breve revisão bibliográfica, assim como ilustrações de canções brasileiras do século XX que abordam a consolidação do samba como gênero nacional e sua ameaça pela música estrangeira. A partir do discurso das letras das canções e de inelectuais, busco demonstrar, baseado nos pressupostos de Renato Ortiz, como os compositores atuaram, juntamente com os intelectuais, como mediadores para a criação da imagem de uma música nacional em constante ameaça pela música estrangeira.


Palavras-chave


música brasileira - século XX; samba; identidade nacional; influência estrangeira

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312906082011502



Direitos autorais 2011 Marcus Facchin Bonilla

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio