Conversas com a música não ocidental: da composição do século XX para a formação do músico da atualidade

Ana Luisa Fridman

Resumo


Neste artigo estudaremos as influências de procedimentos da música não ocidental na obra de compositores do século XX, propondo que influências semelhantes possam ser estendidas à formação do músico da atualidade. Com este foco, partimos da amostragem de procedimentos utilizados por Claude Debussy e Steve Reich para a proposta de um exercício de improvisação a partir de uma canção africana. A aplicação de propostas semelhantes à amostrada no artigo visa contribuir para a utilização de linguagens multiculturais na formação do músico.


Palavras-chave


música não ocidental; composição musica; formação musical

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312906082011355



Direitos autorais 2011 Ana Luisa Fridman

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio