Carne, queda e vôo: a Divina Comédia de Paulo Gaiad

Priscilla Menezes de Faria

Resumo


Investigação acerca das noções de queda e vôo, como movimentos narrativos, na obra Divina Comédia de Paulo Gaiad. A partir de algumas semelhanças poéticas, relaciona-se a obra de Gaiad com a Divina Comédia de Dante Alighieri e Nadja de André Breton e, através destas relações, busca-se compreender algumas singularidades da obra de Gaiad. Trabalhando com os conceitos de sedução em Baudrillard, de carne em Bataille e a imagem da esfinge proposta por Moraes; compreende-se que, enquanto, em Dante, o corpo empreende um vôo partindo do inferno em direção ao céu e em Nadja o corpo errante da narrativa surrelista se projeta em queda na direção de ambientes infernais, na Divina Comédia de Gaiad cair e voar coincidem e se tornam movimentos indistintos a partir de um corpo em êxtase para o qual perdição e salvação se dão como um mesmo destino.


Palavras-chave


Paulo Gaiad; Divina Comédia; narrativa

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DOI: https://doi.org/10.5965/1808312906082011323



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