Henry van de Velde, o art nouveau e a utopia da reconciliação

Alice de Oliveira Viana

Resumo


O presente artigo apresenta parte do pensamento e da obra do arquiteto e designer belga Henri van de Velde, entendido como um dos precursores da linguagem art nouveau, cujas produções práticas recorrentemente apresentaram certa referência formal à natureza, assim como seu pensamento teórico se fundamentou em uma explícita associação aos processos naturais. Em seguida, a partir da análise de algumas imagens de suas produçõese entendendo que a imagem pode operar oscilando em termos de visível-invisível, procura-se demonstrar que esta aparente confiança na natureza e em seus processos em grande medida traveste-se, de modo velado, de uma problemática da época, a inelutável separação entre arte e técnica, a tentativa irresoluta de unir novamente homem e natureza. Pretende-se, com este estudo, trazer contribuições para a área da Teoria e História das Artes Visuais.


Palavras-chave


Henri van de Velde; Art Nouveau; técnica; natureza

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DOI: https://doi.org/10.5965/1808312906082011176



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