Acionar palavras, gestos, cor e som – teatralidade e performatividade na escrita de Caio Fernando Abreu

Thaís Antônio Carli

Resumo


Este ensaio é fruto da pesquisa acerca dos estudos sobre a teatralidade textual e seus aspectos performativos, dialogando com a dramaturgia brasileira contemporânea que tem como objeto de análise contos extraídos do livro Morangos Mofados do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, aqui tratado como Caio F. Dedico atenção especial aos contos Além do Ponto e Terça-feira gorda onde problematizo a presença da teatralidade em textos não-dramáticos e a performatividade da escrita de Caio F. buscando os pontos de contato entre a teoria literária e os mecanismos que tornam evidentes a verificação destes fenômenos em sua obra, contemplando os modos como o material é apresentado.


Palavras-chave


teatralidade; performatividade; escrita

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312906082011166



Direitos autorais 2011 Thaís Antônio Carli

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio