Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais

André Ricardo Paim de Campos, Eduardo Napoleão, Richard Perassi Luiz de Sousa

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de estudos teóricos e documentais, descrevendo a aplicação interpretativa dos conhecimentos obtidos sobre Heráldica Medieval, como a arte de conceber brasões, no estudo das marcas institucionais e comerciais contemporâneas. O contexto é composto pelas áreas de Gestão de Design e Gestão da Marca ou Branding. Tradicionalmente, os brasões foram usados para identificação de alguém ou de algum lugar, sendo que a vasta simbologia empregada ainda é pouco conhecida. Os resquícios das regras, das formas, dos tratamentos e das cores usadas na composição heráldica ainda subsistem e influenciam as marcas gráficas, nas suas formas de representação de organizações, produtos ou serviços. Além da casualidade, indica-se que a motivação para o uso dos atributos pode ser estabelecida de acordo com referências diretas ou indiretas, sendo relacionadas ou não aos antigos símbolos de família ou território.


Palavras-chave


heráldica; marca gráfica; gestão de design; branding; brasões

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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312907092012444



Direitos autorais 2012 André Ricardo Paim de Campos, Eduardo Napoleão, Richard Perassi Luiz de Sousa

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