Formação continuada online: o Soroban como recurso didático inclusivo nas aulas de Matemática

Davi Cézar da Silva, Michelle Bedin, Leandro Eity Io, Clodis Boscarioli

Resumo


Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, um instrumento de cálculo que permite operar com números inteiros, decimais e negativos, visando realizar contas com rapidez, e que ainda se caracteriza como uma importante ferramenta na perspectiva inclusiva, pois, em seu histórico, foi sofrendo adaptações que possibilitaram sua utilização principalmente por pessoas com deficiência visual. Este artigo traz uma proposta de curso online para formação continuada de professores, apresentando o modelo de design instrucional utilizado, as propostas de atividades e as reflexões acerca do uso de Soroban no ensino de Matemática. O público alvo é, preferencialmente, professores do Ensino Fundamental, uma vez que seu objetivo principal é demonstrar o funcionamento do Soroban como uma possibilidade de recurso didático e em relação às quatro operações matemática possibilitando, entre outros benefícios, melhor compreensão dessas operações, bem como da construção e desconstrução do número, além do estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático por parte dos alunos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.