Utilizando símbolos em expressões com significado

Luciane Führ, Luisa Rodriguez Doering

Resumo


Neste relato descrevemos uma prática realizada em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental com o intuito de introduzir a escrita simbólica em sala de aula. As atividades foram inspiradas na dissertação de mestrado da primeira autora, sob orientação da segunda. A prática foi desenvolvida em uma escola pública e resgatou os símbolos utilizados pelos alunos no seu cotidiano para sensibilizar os estudantes sobre a escrita através de uma simbologia na Matemática. Os resultados demonstram que, a partir de situações relacionadas à rotina dos estudantes e de uma simbologia criada por eles, foi possível a elaboração de expressões para representar diferentes contextos e a sua manipulação, como soma de expressões e multiplicação de uma expressão por uma constante. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com base em Duval (2003, 2012, 2013), com foco no processo de conversão da escrita em língua materna para a escrita simbólica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.