A gamificação como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos alunos no curso técnico na modalidade EAD

Daniela Tavares, Diana Raquel Schneider Gottschalck

Resumo


A presente pesquisa versa analisar a importância da utilização de metodologias ativas no processo de formação do conhecimento dentro da sala de aula, ou seja, no encontro presencial semanal entre os docentes e os discentes. A investigação concentrou-se em uma pesquisa quantitativo, através de um estudo de caso, por meio de aplicação de um questionário, confeccionado no google formulário com perguntas fechadas, e aplicado no dia 15 de agosto de 2019, junto aos alunos, buscando subsídios para fundamentar o uso de gamificação dentro do contexto escolar. Num cenário, que trata a questão do engajamento e incorpora jogos colaborativos ou individuais na Educação, sendo conhecida como Gamificação, do inglês Gamification. A partir do resultado da pesquisa, é possível afirmar que as metodologias ativas são capazes de promover um processo de ensino-aprendizagem satisfatório em cursos técnicos de modalidade distância, desde que aplicada de forma, consciente e que os alunos percebam a importância do uso deste tipo de metodologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.