As percepções públicas da Ciência e tecnologia entre acadêmicos de Licenciatura em Química: temáticas e demandas no Ensino Superior

Nicole Glock Maceno, Moisés da Silva Lara, Nicole Andrietti, Angelita Krama

Resumo


O objetivo do estudo foi discutir as percepções públicas da Ciência e tecnologia de 54 acadêmicos de quatro fases de um curso de Licenciatura em Química de uma Universidade estadual de Santa Catarina. Foram produzidos dados por meio de uma enquete aplicada virtualmente na plataforma Survey Monkey®. Esse instrumento continha nove questões, criado a partir da adaptação de outros dois anteriormente validados: a enquete usada em 2015 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, respondida pela população brasileira sobre visões dos cientistas e problemas ambientais; e o questionário contextual do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) sobre os hábitos de estudo e temas contemporâneos da Ciência. A enquete aplicada continha quatro pontos numa Escala Likert e nesse trabalho, foram discutidas apenas quatro das nove questões. O estudo traz novas compreensões sobre as temáticas e análises críticas dos acadêmicos sobre a cultura científica, as visões de cientistas e suas necessidades em termos de formação. Foram identificas práticas de ensino recorrentes na graduação, que podem contribuir ou dificultar como os acadêmicos concebem a Ciência e Tecnologia e o grau de conhecimento sobre assuntos atuais.

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