Relação currículo e conhecimento na/para Educação do Campo: análises em construção

Clarice Simão Pereira, Fabiany de Cassia Tavares Silva

Resumo


Este trabalho expõe parte dos estudos, realizados no processo de escrita de tese, desenvolvida no Programa de Pesquisa desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de Cultura Escolar, que envolve seleção e análise de dissertações e teses, produzidas entre 2007 a 2017. Tais produtos acadêmicos são tomados como fontes e objetos no (re)conhecimento das posições epistemológicas, assumidas na/pelas múltiplas relações e categorias apresentadas ao estudo do currículo na/da Educação do Campo. Vale registrar que investigamos as análises construídas acerca dos saberes prescritos para a escolarização do campesino, por meio de aproximações à compreensão dos elementos e dos relacionamentos que envolvem o papel do Estado e que são produzidos na relação com ele.  Nesta perspectiva, apresentamos os resultados dessa investigação em três tópicos: o primeiro expondo breves informações sobre a Educação do Campo e alguns aspectos históricos; o segundo, incorrendo em reflexões sobre o currículo e o conhecimento e; o terceiro, transitando pelas informações trazidas pelas/nas teses e dissertações. Em conclusão, ainda, defendemos que a relação currículo e conhecimento precisa distanciar-se da produção e preservação de divisões e diferenças, que reforçam a ausência de uma orientação multicultural numa perspectiva emancipatória.


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