Perfil de Desenvolvimento Profissional: Possíveis Relações com o Estilo Motivacional de Professores

Ana Maria Bojarski, Sarah Helem Tschá, Ivani Teresinha Lawall, Luiz Clement

Resumo


Este trabalho tem como objetivo retratar aspectos relativos às fases de desenvolvimento profissional de professores, bem como, traçar relações entre a dimensão profissional com o perfil motivacional de professores. Para isso, foram coletados dados mediante uso de um formulário online, encaminhado via e-mail a professores em serviço na rede municipal, estadual e federal, em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O mesmo foi distribuído no início do primeiro semestre de 2019 e até o momento tivemos retorno de 166 professores. Neste sentido, buscamos solucionar a problemática: Há relação entre o perfil de desenvolvimento profissional e o estilo motivacional de professores? De modo geral, com a utilização do instrumento validado foi possível obter relações próximas da média geral para cada fase de desenvolvimento profissional, ou seja, o estilo motivacional dos professores não varia de acordo com o tempo de atuação profissional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.