O Estado Do Conhecimento Em Torno Das Pesquisas Sobre Ensino De Música E Deficiência Visual

Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Resumo


A inclusão de pessoas com deficiência nos diversos âmbitos da sociedade é um tema atual. Para que tenhamos efetivas práticas inclusivas, é importante que os profissionais conheçam e se adaptem a esta realidade. Embora as pesquisas sejam recentes, os profissionais buscam conhecer alternativas para o ensino inclusivo na música. A presente pesquisa apresenta o estado do conhecimento sobre o que está sendo pesquisado e publicado na temática educação musical e deficiência visual. Além disso, objetiva refletir a esse respeito, com vistas a contribuir com os estudos que entrelaçam ambas as áreas. Como resultados da pesquisa foram coletadas 35 publicações, incluindo artigos científicos, dissertações, teses, resumos, projetos de pesquisa e livros online. A maioria dos materiais coletados trata do ensino e/ou da importância da Musicografia Braille como recurso de aprendizagem para as pessoas com deficiência visual. Observou-se, também, na maior parte das publicações, a procura por músicos ou estudantes de música com deficiência visual como sujeitos de pesquisa. Entende-se, portanto, a necessidade de haver um incremento nas pesquisas sobre educação musical, bem como a formação dos educadores musicais no que se refere a educação inclusiva, beneficiando a população com deficiência visual que deseja ter acesso à educação musical.


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