O deslindar de problemas aditivos: erros na conversão do enunciado para a escrita da equação aritmética

Edislana Alves Barros Andrade

Resumo


Através de uma abordagem qualitativa, descreve-se neste artigo a representação e compreensão de problemas aditivos. A motivação para a escolha da temática é fruto das observações do estágio supervisionado, realizado na escola Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, em turmas do 6° ano do ensino fundamental. Durante a realização do estágio constatou-se que muitos estudantes apresentam dificuldades em converter o enunciado dos problemas para a escrita da equação aritmética correspondente. Então, motivada por esta observação investigou-se propostas pedagógicas que priorizassem compreender como operar com os dados e as informações disponibilizadas nos enunciados dos problemas. Assumiu-se como o campo de referencial teórico, o estudo da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Utilizou-se na investigação a categoria que trata das classes de problemas em que uma transformação liga duas medidas (estado-transformação-estado). E a outra categoria que trata das classes de problemas em que há composição de duas transformações (transformação-transformação-transformação). A partir da compreensão dos problemas aditivos, evidenciou-se que os problemas que envolvem a não congruência na conversão são os que persistem em obstáculos para os estudantes e traduzem pelos fracassos quando requerem uma mudança de representação.


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