A Construção de embalagens geométricas mediada pela aprendizagem baseada em projetos

Marcos Manoel da Silva, Daniella Beatris Lele, Vilson Hermes Schröreder, Carolina Soares Bueno

Resumo


Neste trabalho, são descritas atividades para aplicação de um projeto focado na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), proposta por Bender (2014). O projeto será aplicado em uma escola estadual no munícipio de Joinville-SC e as turmas selecionadas serão dois terceiros anos do ensino médio do período noturno. O tema para a aplicação do projeto será geometria plana e espacial, no que diz respeito a perímetro, área e volume.  Para dar início ao projeto, deve-se escolher um tema gerador, chamado por Bender (2014, p.16) de “Âncora”, que prepara a sala para a sua execução. Neste caso, nossa questão inicial será referente a fabricação de embalagens. Partindo desta situação, os alunos criarão artefatos para apresentar no final do projeto para toda a turma. A evolução do projeto acontecerá na medida em que o conteúdo está sendo abordado. No término da aplicação do Projeto cada grupo irá apresentar seus artefatos, as planificações das embalagens elaboradas, informações do processo de criação e as relações de custo/benefício. Para a avaliação escolhemos os instrumentos de avaliação somativa e formativa. A fim de propagar as pesquisas relacionadas à ABP e resolução de problemas, visando à utilização dessas metodologias em sala de aula, os resultados obtidos nessa aplicação serão qualificados e quantificados de modo a gerar uma nova publicação na área de educação matemática e metodologias diferenciadas utilizadas em sala de aula.

Texto completo:

PDF

Referências


- BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre. Penso, 2014.

- BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). 3 ed. Brasília, 2000.

- ______, Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, 2002.

LORENZATO, Sergio. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista – SBEM 4, 1995.

RABELO, Edmar Henrique. Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.