Percepção do estudante universitário acerca da importância da Didática para a práxis pedagógica do professor

Marcos Manoel da Silva, Guilherme Mendes Tomas dos Santos

Resumo


Este trabalho, decorrente de um estudo de caso, teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes universitários acerca da importância da Didática para a práxis pedagógica do professor. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com objetivo exploratório. Tivemos como sujeitos partícipes da pesquisa vinte e dois estudantes que responderam a seguinte questão via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle: “Para você, qual a importância da didática para a práxis pedagógica do professor?”. Como principais resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos estudantes, concluímos que para os sujeitos da investigação: a Didática é essencial para o trabalho docente; o trabalho do professor sem a didática não possui efetividade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes; a práxis pedagógica do professor é influenciada pela posição didática que ele assume diante de seus alunos. Por fim, percebemos que para os partícipes da pesquisa, a importância da didática para a atuação docente é essencial, todavia, nos parece que predomina a visão do professor como detentor do conhecimento, o que, talvez, mude a visão ao final da disciplina e com maior leitura e aprofundamento acerca da profissão docente.

Texto completo:

PDF

Referências


CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos quantitativo, qualitativo e misto. Trad. Magda França Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Trad. Francisco Pereira. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2006. 457 p.

NÓVOA, Antônio. A solução pode estar no trabalho de pensar o trabalho. Número Zero, Portugal, abr. 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento de métodos.4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZABALZA, Miguel Antoni. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.