Inclusão e o uso das tecnologias

Andréa Andriola Valim, Gladis Falavigna

Resumo


Este trabalho apresenta a utilização dos jogos interativos como recursos educativos para o desenvolvimento de alunos com deficiência. Tem como base o estudo de caso de uma aluna com deficiência múltipla (mental e física). Como instrumentos da recolha de dados utilizaram-se os seguintes instrumentos: intervenção e diário de bordo com a aluna. Conclui-se que é possível obtermos resultados favoráveis com alunos com deficiência múltipla, explorando o potencial dos recursos tecnológicos e dos jogos interativos. Evidenciaram-se avanços no desenvolvimento cognitivo, de percepção visual e tátil, de concentração, nas atividades do cotidiano em que se focou, na coordenação motora, na autoestima e na autoconfiança.


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Referências


COUTINHO. C. P. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


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