Educomunicador como agente de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola

Rafael Gué Martini, Bento Duarte da Silva, Ademilde Silveira Sartori

Resumo


O tema de pesquisa deste projeto é a inter-relação entre a comunicação/educação, especialmente aquela presente nos processos e ações de educomunicação. Dentro desta temática se fará um Estudo de Caso Qualitativo, onde a pergunta que orienta as reflexões é: Como integrar o uso das TIC no ambiente escolar com seu uso não formal, nas séries finais do ensino fundamental? O caso a ser estudado é do Programa de Extensão Educom.Cine: Participação e cidadania, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2015 numa escola pública municipal. O programa envolveu alunos de 6˚ ao 9˚ ano e voluntários indicados por ONGs locais em oficinas de produção audiovisual no contra-turno escolar. Além dos dados gerados pelo programa serão realizadas Entrevistas Semiestruturadas com oficineiros e professores; e um Grupo Focal com alunos. A análise dos dados será indutiva, partindo de categorias iniciais e incorporando novas que possam surgir no processo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.