A escola e seus objetos: reflexões sobre cultura material escolar

Ana Paula de Souza Kinchescki, Gustavo Rugoni de Sousa

Resumo


O objetivo desta comunicação é o de chamar atenção para a importância de analisar os objetos e as relações em seu entorno a partir de uma perspectiva histórica, levando em consideração três elementos que têm contribuído para a construção de nossas pesquisas: a noção de cultura material escolar, o entendimento da escola como mercado e as “modernidades abandonadas” na instituição escolar. Compreende-se aqui que os objetos escolares são artefatos tecnológicos produzidos socialmente e que carregam marcas do seu tempo. Perceber os artefatos que compõem a escola auxilia a identificar projetos atribuídos a essa instituição e, para tanto, conforme nos ensina Agustín Escolano Benito (2012) a noção de cultura material escolar tem sido uma ferramenta essencial por permitir avançar na problematização dos múltiplos significados que os objetos podem possuir no cotidiano escolar, seus diferentes usos e desusos, levando em consideração também as relações estabelecidas para sua idealização, fabricação e comercialização.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAILOVSKY, Daniel. Objetos que hablan: Revisión de los sentidos de la escuela a partir de su cultura material. In: BRAILOVSKY, Daniel (Coord.). Sentidos perdidos de la experiencia escolar: Angustia, desazón, reflexiones. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didático, 2008.

ESCOLANO BENITO, Agustín. Las materialidades de la escuela (a modo de prefacio). In: GASPAR da SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marilia Gabriela (Orgs.) Objetos da Escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012. p. 11-18.

LAWN, Martin. Uma pedagogia para o público: o lugar de objetos, observação, produção mecânica e armários-museus. Tradução: David Antonio da Costa; Gustavo Rugoni de Sousa. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan.jun. 2013, p. 222 – 243. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2017.

VIDAL, Diana Gonçalves; GASPAR da SILVA, Vera Lucia. Por uma história sensorial da escola e da escolarização. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, jul./dez. 2010, p. 29-45. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127. Acesso em: 25 set. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.