Utilização da robótica como instrumento motivacional para estudantes de engenharia elétrica

Jonas Oscar Foyth, Aline Moraes Craveiro, Aureo Guilherme Dobrikopf, Andrei Koch, Douglas Macedo Sgrott

Resumo


A robótica une diferentes campos de estudo e está em constante crescimento. No Brasil, desde 1999, utiliza-se um kit comercial de robótica no ensino de conceitos de controle e automação na disciplina de introdução ao curso Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (VALLIM et al., 2006). De acordo com esta iniciativa, pode-se esperar que a utilização de práticas que incentivem a resolução de problemas em equipe podem ser um agente motivador do aprendizado e da dedicação dos alunos.

A partir da premissa que a robótica pode ser uma ferramenta para um melhor desenvolvimento cognitivo, criaram-se em várias universidades projetos que abordam a robótica como uma ferramenta educacional. Dentre os grupos criados neste contexto, encontra-se o Grupo Estudantil de Robótica Móvel (GERM) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com o intuito de diminuir o número de evasão dos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica, o grupo proporciona através do seu projeto de Ensino, o primeiro contato com a área da robótica, motivando e orientando os recém ingressos a Universidade.

 


Texto completo:

PDF

Referências


COELHO, L. S.; VALLIM, M. B. R. Uma abordagem multidisciplinar de robótica móvel em cursos de tecnologia e de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, XXIX, 2001, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: PUCRS, 2001. p. 479-485.

VALLIM, M B. R.; FARINES, J. M.; CURY, J. E. R. Practicing engineering in a freshman introductory course, IEEE Transactions on Education, vol. 49, no. 1, pp. 74–79, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.