Avaliação em Larga Escala: o que dizem as produções acadêmicas

Adriene Bolzan Duarte, Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Resumo


Na tentativa de visualizar o que vem sendo produzido na área da Educação sobre Avaliação em Larga Escala (ALE), afim de perceber a evolução científica destas pesquisas bem como lacunas existentes é que propomos este estudo. A coleta das teses de doutorado e dissertações de mestrado se deu no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O período temporal escolhido foi de 1990 a 2017. Para a sistematização das informações construímos um Quadro Síntese de Informações. Nos debruçamos a encontrar aproximações entre os trabalhos, de modo a organizá-los em eixos de esquisa, afim de indicar as subtemáticas que estão presentes nas produções sobre ALE. Os eixos temáticos que prevaleceram no período estudado são: Relação da avaliação em larga escala com as ações da gestão educacional municipal; Relação da avaliação em larga escala com os princípios da gestão democrática; Relação da avaliação em larga escala com a gestão escolar; Constituição da avaliação em larga escala e relações com políticas educacionais; Implicações das avaliações em larga escala no trabalho docente e trabalho escolar:

 


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