Aspectos do ensino da divisibilidade na Licenciatura em Matemática: um olhar voltado ao conhecimento matemático para o ensino

Marnei Luis Mandler, Maria Alexandra Oliveira Gomes, Aruana do Amaral, Luciane Mulazani dos Santos

Resumo


Neste texto apresentamos algumas considerações decorrentes de uma atividade desenvolvida junto a estudantes da disciplina de Introdução à Teoria de Números (ITN) de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade pública brasileira. Tal atividade está inserida em uma pesquisa de doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Matemática. Esta pesquisa, ainda em andamento, possui como um de seus objetivos propiciar discussões, no ambiente de formação de professores, que permitam ao licenciando estabelecer relações entre os conhecimentos específicos sobre o conteúdo de divisibilidade com números naturais, estudado na disciplina, com os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino (de acordo com a perspectiva de Ball, Thames e Phelps (2008)) que serão exigidos do futuro professor ao exercer a docência em Matemática no Ensino Básico.

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

MANDLER, Marnei Luis; GOMES, Maria Alexandra Oliveira; SANTOS, Luciane Mulazani. Prática docente compartilhada em Teoria de Números: uma articulação entre a formação na Licenciatura e a prática docente na escola. Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (6: 2017: Ouro Preto, MG). Anais do 6º EEMOP (cd). Ouro Preto: Editora UFOP, p. 579-591. 2017.

MANDLER, Marnei Luis; GOMES, Maria Alexandra Oliveira; SANTOS, Luciane Mulazani; AMARAL, Aruana. Conhecimentos advindos da prática docente na Escola Básica: compartilhando experiências na formação de professores de Matemática. Congresso Iberoamericano de Educación Matemática (8: 2017: Madrid, Espanha). Actas del VIII CIBEM. Madrid: 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.