Formação Matemática do Professor dos Anos Iniciais: Considerações legais

Mateus de Souza Coelho Filho, Evandro Luiz Ghedin

Resumo


Na discussão sobre a formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é valido destacar alguns elementos de documentos legais que tratam a respeito desta temática. Esses documentos, de um certo modo, balizam a formação, o ensino e a prática pedagógica do professor na medida que destacam alguns aspectos de como o professor que ensina matemática nos anos iniciais deve proceder em seu fazer pedagógico. Tem como objetivo analisar os aspectos legais de alguns documentos legais que discutem sobre a formação Matemática dos professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É um estudo qualitativo, realizou-se uma pesquisa documental, a qual foi construída com base nos escritos da LDB 9394/96, PCN-Matemática (1997) e a Resolução 01/2006. O professor que ensina Matemática nos anos iniciais tem, a partir dos documentos mencionados, compromisso e responsabilidade importantes quanto a sua prática pedagógica e o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe a este profissional exercer sua função numa perspectiva que comtemple a demanda e os anseios quanto ao seu papel no que se refere ao êxito e eficácia de seu trabalho docente, sempre levando em consideração e tendo como parâmetro os meios e os fins de seu importante e significativo trabalho docente, pensando nas possibilidades e expectativas que pode proporcionar na vida dos estudantes.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da República Federativa do Brasil Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. - Brasília, 1997.

RESOLUÇÃO CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11


Apontamentos

  • Não há apontamentos.