Obstáculos epistemológicos no ensino de matemática

Wellington Evangelista Duarte

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo elencar alguns aspectos no que concerne os conceitos de obstáculos epistemológicos à luz de Guy Brousseau (1986). Para isso, foi necessário analisar os conceitos que inspiraram essa construção teórica nas obras de Bachelard (1996) e seus fundamentos da noção de obstáculos, mas relacionados com conhecimentos científicos, partindo do conceito comum de obstáculo como impedimento e obstrução, para iniciar a compreensão da definição de obstáculos epistemológicos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. 1ª ed. Curitiba. PR: Editora UFPR, 2007.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. São Paulo: Contraponto, 1996.

BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistemologiques et les problémes en mathématiques. Grenoble, Recherches en didactique des mathematiques. v. 4, n. 12. p. 165-198. 1983.

IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo. A noção de obstáculo epistemológico e a educação matemática. In: Educação Matemática – uma (nova) introdução. Machado, S. (Org.) São Paulo: Ed. Da PUC‐SP, 2002.

MIRANDA, Weverton Santos; SILVA, Francisco Hermes Santos. A inter-relação entre avaliação, obstáculo e erro. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.