Obstáculos didáticos no ensino de matemática

Wellington Evangelista Duarte, Rhômulo Oliveira Menezes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo designar alguns aspectos no que concerne os conceitos de obstáculos didáticos à luz de Guy Brousseau (1983), partindo do conceito comum de obstáculo como impedimento e/ou obstrução. Dando ênfase nos obstáculos didáticos como aqueles ligados intrinsicamente às escolhas do professor no processo educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. 1ª ed. Curitiba. PR: Editora UFPR, 2007.

BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistemologiques et les problémes en mathématiques. Grenoble, Recherches en didactique des mathematiques. v. 4, n. 12. p. 165-198. 1983.

PAIS, Luis Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.