Mecanismos de coordenação aplicados ao contexto de ensino móvel colaborativo

Anderson Prante, Carla Berkenbrock

Resumo


Em ferramentas de aprendizagem colaborativa apoiadas por dispositivos móveis, trocas de mensagens são realizadas pelos usuários para apoiar a construção coletiva de conhecimento pelos membros de um grupo. O registro das atividades ocorridas no grupo pode fornecer indícios de como ocorre a evolução da aprendizagem. Os mecanismos de coordenação aliados com técnicas de learning analytics podem ser utilizados em ambientes de ensino, para apoiar o professor na coordenação e no acompanhamento dos alunos, permitindo-o adaptar as propostas pedagógicas, para obtenção de melhores resultados durante o processo de ensino. Essa pesquisa apresenta uma proposta de sistema que tem como objetivo auxiliar o professor na coordenação e monitoramento dos alunos durante e após a execução das atividades realizadas em uma ferramenta de ensino colaborativo.


Texto completo:

PDF

Referências


DA CUNHA, Lucas Felipe; GASPARINI, Isabela; BERKENBROCK, Carla Diacui Medeiros. Investigando o Uso de Gamificação para Aumentar o Engajamento em Sistemas Colaborativos. In: WAIHCWS. 2013. p. 28-33.

DYCKHOFF, Anna Lea; ZIELKE, Dennis, BÜLTMANN, Mareike, CHATTI, Mohamed Amine; SCHROEDER, Ulrik. Design and implementation of a learning analytics toolkit for

teachers. Journal of Educational Technology & Society, v. 15, n. 3, p. 58, 2012.

LUPION TORRES, Patrícia et al. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 13, 2004.

FUKS, Hugo; RAPOSO, Alberto Barbosa; GEROSA, Marco Aurélio. Do modelo de colaboração 3c à engenharia de groupware. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web–Webmidia, p. 0-8, 2003.

JOVANOVIC, Jelena; GAŠEVIĆ, Dragan; BROOKS, Christopher; DEVEDŽIĆ, Vladan; HATALA, Marek; EAP, Timmy; RICHARDS, Griff. LOCO-Analyst: semantic web technologies in learning content usage analysis. International journal of continuing engineering education and life long learning, v. 18, n. 1, p. 54-76, 2008.

MACHADO, Leonardo Davi Pereira; BERKENBROCK, Carla Diacui Medeiros. Uma abordagem colaborativa para aprendizagem de programação de computadores com a utilização de dispositivos móveis. 2016. 126 p. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Joinville, 2016.

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes. São Paulo: Atlas, p. 09-31, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.