Reflexões sobre a formação matemática do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Mateus de Souza Coelho Filho, Evandro Luiz Ghedin

Resumo


A preocupação sobre a formação Matemática do professor dos anos iniciais tem sido objeto de discussão em vários eventos educacionais como congressos, seminários, simpósios, debates, mesas redondas etc., onde se discute e reflete como está sendo e como deve acontecer tal percurso formativo, sempre objetivando melhorar cada vez mais o processo de formação, o qual poderá traduzir-se num processo de ensinar e aprender significativo e satisfatório à todos os sujeitos do processo educacional. O objetivo deste estudo é analisar se a formação Matemática dos professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para o exercício em prática pedagógica. É um estudo de caráter qualitativo, realizou-se um estudo bibliográfico, o qual foi construído com base nos escritos de Curi (2005), Ghedin, Almeida, e Leite (2008), Machado (1994) Santos (2015) dentre outros teóricos discutem sobre a respectiva temática. A temática sobre formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos direciona a refletir sobre a importância desta no contexto da educação, principalmente se olharmos para o processo de formação de professores na perspectiva desta corresponder as transformações que a escola e a sociedade aspiram como produto de uma boa educação, com professores bem qualificados, que acreditem em mudanças, que tenham práticas docentes diferenciadas, com autonomia, compromisso político, responsabilidade, ética e eficácia para exerçam o ofício docente com profissionalidade e profissionalismo.


Texto completo:

PDF

Referências


CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005.

GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro, 2008.

MACHADO, Nilson José. Matemática e realidade. 3 ed. São Paulo, Cortez, 1994.

SANTOS, Maria José dos. A formação do Pedagogo para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Reflexões dedutivas e epistemológicas. Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática-CIAEM. 3-7 de Maio, Tuxtia Gutierrez, Chiapas, México, 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.