Cinema e Educomunicação na escola: uma proposta de construção de conhecimento compartilhado

Bruna Donato, Monalisa Pivetta da Silva, Wanessa Matos Vieira

Resumo


Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de pensar a contribuição do cinema no espaço educativo escolar na perspectiva da Educomunicação, sobretudo com o impacto das Tecnologias e Mídias Digitais nas relações sociais e que implicam à escola ações educativas mediadas pelos processos comunicativos visando a consciência crítica, na contramão do imediatismo e consumismo irrefletido destas tecnologias.


Texto completo:

PDF

Referências


BELLONI, Maria Luzia. O que é Mídia-Educação. Campinas: Autores Associais, 2009.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

HUNG, Elias Said; COBOS, Jorge Valencia; SARTORI, Ademilde Silveira. Factores determinantes del aprovechamiento de las TIC en docentes de educación básica en Brasil: Un estudio de caso. In: Perfiles Educativos, v. XXXVIII, n.151, 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?

script=sci_arttext&pid=S0185-26982016000100071, acesso em10 mai. 2017

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Il cinema luogo di educazione, tra sacuola ed extra-escuola. In MALAVASI, P, POLENGHI,S E RIVOLTELLA, P.C. (orgs.) Cinema, pratiche formative, educazione. Milano, Vita e Pensiero, 2005.

SARTORI, Ademilde Silveira. Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída. In: Comunicação, Mídia e Consumo, v. l n7, jun 2010, p 33-48.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2007.

SCHÖNINGER, Raquel R. Z. V.; GONÇALVES, Erica de Oliveira. SARTORI, Ademilde Silveira. Educomunicação e TAR: smartphones como mediadores do processo de ensino e aprendizagem. In: Temática. n. 3, mar. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica. Acesso em: 10 mai. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.