Utilização do software Kahoot no ensino da Matemática: um relato de experiência

Carlos André de Melo, Jorge Luiz de Souza, Kamyla Thais Dias de Freitas, Fernando Luiz Cardoso

Resumo


O uso das tecnologias digitais possibilita a transformação dos velhos paradigmas de educação, propiciando atividades pedagógicas inovadoras. O objetivo desse trabalho é apresentar a utilização de jogos digitais utilizando a plataforma Kahoot, para propor aos alunos que participem de uma nova experiência de aprendizado da matemática, por meio de jogos em computadores e celulares, visto que esta plataforma é um novo contexto de interatividade entre professor, aluno e aprendizagem, tornando-se um meio acessível na qual todos podem participar ao mesmo tempo. O desenvolvimento da atividade envolve os alunos simultaneamente, pois existe um questionário com determinado tempo de resposta e quanto mais rápido a resposta é realizada, maior é a pontuação do aluno, dessa forma, não basta apenas acertar a questão, mas também requer do aluno uma determinada velocidade de respostas. Após a aplicação da atividade observou-se uma melhor interação em sala de aula na relação aluno/professor favorecendo uma aula mais atraente e dinâmica, visto que lúdico e o lógico ficam mais acentuados nessa tarefa.


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Referências


FIGUEIREDO, J. C. A.. Informática na Educação: “Novos Paradigmas”. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2003.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.


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