Letramento literário e imaginação poética: uma proposta para a sala de aula

Verônica Maria de Araújo Pontes, Maria Juliana de Macêdo Silva

Resumo


O presente trabalho contém recortes do Projeto de Pesquisa submetido e aprovado por uma banca examinadora para a seleção de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO. A pesquisa é uma proposta para sala de aula sobre letramento literário a partir da imaginação poética, a resposta para o problema colocado como trabalhar a imaginação poética no letramento literário?, passa por discussões que vão ao encontro de conceitos sobre letramento literário em Cosson (2006) e Soares (2003) e, em imaginação poética ao Bachelard (2006), entre outros que fomentaram nossas discussões durante o desenvolvimento da dissertação.


Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

RICHARDSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. e ampliada. São Paulo: Atlas, 2011.

SOARES, Magda. Linguagem e Educação: letramento em três gêneros. 2° edição. Belo Horizonte: editora Autêntica, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.