As tecnologias educacionais nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio - PCNEM

Verônica Maria de Araújo Pontes, Maria Francileide de Oliveira Trajano, Katiane Almeida de Souza, Guilherme Paiva de Carvalho Martins

Resumo


Esse trabalho trata de como se apresenta a discussão das tecnologias educacionais nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCEM à luz de teóricos como Morin (2003), Dias (2012) e Jordão (2009). Os PCNEM (2000) defendem que o ensino se adeque a esta realidade das TIC, mas que também saiba trabalhar com elas de forma a realizar uma aprendizagem crítica e significativa nos discentes, para que os mesmos saibam fazer distinções dentre o leque de informações a que são bombardeados diariamente, selecionando o que realmente é relevante para a vida e para sua aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica, 2000.

DIAS, Anair Valênia Martins. Hipercontos multissemióticos. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

JORDÃO, Teresa Cristina. A formação do professor para a educação em um mundo digital. In: Tecnologias digitais na educação. Salto para o futuro. Ano XIX, boletim 19, 2009.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.