Letramento digital: o uso do tablet como recurso móvel facilitador da alfabetização e do letramento
Resumo
Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal Valentim João da Rocha, na cidade de Joinville, Santa Catarina. O objetivo foi verificar o uso do tablet como recurso móvel facilitador da alfabetização e do letramento em duas turmas do 1º ano das séries iniciais do ensino fundamental, a partir de uma avaliação inicial que identificou o nível conceitual da escrita e das habilidades básicas para a alfabetização das crianças envolvidas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, ou seja, com a descrição de informações coletadas ao longo do estudo que norteou a escolha dos aplicativos, jogos e atividades utilizadas durante o processo. Um comparativo com nível conceitual da escrita no início com um no final da pesquisa indicou que o uso do tablet, em sala de aula, contribui no processo de alfabetização e letramento das crianças envolvidas na pesquisa.
Texto completo:
PDFReferências
BORGHI, Teresa. PANTANO, Telma. Protocolo de observação psicomotora (POP-TT): relações entre aprendizagem, psicomotricidade e neurociências. - São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2010.
BRAGA, Tunia de Carvalho Fidelis. Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental. - São Paulo: Edições SM, 2012.
DEMO, P. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
HIBBARD, K. M. et al. A teacher guide to performance-based learning and assessment. Alexandria: Association por supervision and curriculum development, 1996.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Instrumento de avaliação do repertório básico para a alfabetização: manual de aplicação e avaliação – 3ª ed. - São Paulo: EDICON, 2015.
MACIEL, Francisco Izabel Pereira. BAPTISTA, Mônica Correia. MONTEIRO, Sara Mourão. A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. - Belo Horizonte: UFMG / FaE / CEALE, 2009. 122p.
MOOJEN, Sônia et al. CONFIAS: Consciência fonológica: Instrumento de avaliação sequencial. 4 ed. - São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.
PALFREY, Jhon. GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011, 352p.
PRENSKY, M. Teaching digital natives: partenerind for real learning. Thousand Oaks: Corwin, 2010.
RODRIGUES-JÚNIOR, Adail Sebastião et al. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. - 2ª ed. - Rio de Janeiro: Singular, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.