Conhecendo o bairro e valorizando a sua cultura uma prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais

Bethina Döth, Marineusa Tillmann dos Santos

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência de um projeto pedagógico realizado com as turmas dos terceiros anos do Colégio Municipal de Indaial, localizado no munícipio de Indaial, Santa Catarina. O objetivo deste projeto foi criar uma atitude de pesquisador(a) nos estudantes através da leitura e análise de dados, informações da história local com suas características sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas. Para contribuir com este projeto, foram utilizadas as tecnologias digitais. A utilização da sala informatizada foi um importante recurso pedagógico para a inserção do estudante no mundo digital, isso quando utilizada de forma integrada ao currículo escolar, com base nos softwares educativos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Fernando José; FONSECA JÚNIOR, Fernando M. Projetos e ambientes inovadores. Série de Estudos. Educação a distância. Brasília: MEC, SEED, 2000.

ANDRADE, Rosane de. Fotografia e Antropologia: olhares fora-dentro – São Paulo: Estação Liberdade; EDUC, 2002.

INDAIAL. Prefeitura Municipal de Indaial. Secretaria de Educação. Proposta Curricular para o Ensino Fundamental dos Anos Finais 6º ao 9º Ano Indaial, 2016.

JELIN, E. Cidadania e Alteridade: o Reconhecimento da Pluralidade. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 24, 1996.

SILVA, Marco. Sala de aula invertida. 4ª edição. São Paulo: Quartet, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.