Remix: experiência de uso do ambiente de programação Scratch em uma prática educomunicativa

Luciano Kercher Greis, Kamyla Thais Dias de Freitas, Fernando Luiz Cardoso

Resumo


Os pressupostos da educominicação guiaram uma atividade aplicada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental, que buscou aproximar a disciplina de História ao contexto vivido pelos alunos. Neste sentido, recorreu-se ao uso de um ambiente que permite expressar-se tecnologicamente, utilizando na produção de histórias animadas interativas, aspectos de autoria e co-autoria. Assim, a atividade resultou em desenhos animados narrados pelos alunos, histórias em formato de gibi, e histórias que continham elementos de jogos como personagens interativos. Dessa forma, julgamos que a construção de mídias no ambiente utilizado pode ser descrito como adequada para a prática educomunicativa. Isto é observado a partir do momento em que o aluno compartilha mídias de sua autoria, o que possibilita ressignificar o uso das redes sociais no contexto pedagógico



Texto completo:

PDF

Referências


MARJI, M. Aprenda a programar com Scratch. São Paulo: Novatec, 2014.

SARTORI, A. S. A prática pedagógica educomunicativa e a aprendizagem distraída: criando ecossistemas comunicativos pela mediação escolar. In: REGIS, F. et al. Tecnologias de comunicação e cognição. Porto Alegre: Sulina 2012.

SOARES, I. O. Gestão Comunicativa e educação: Caminhos da Edocomunicação. Revista Comunicação e Educação, n. 23, p. 16-25, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.