Letramento digital: o uso do tablet como recurso móvel facilitador da alfabetização e do letramento

Geisa Do Nascimento Hendel, Aline Correa Pries, Amanda Barazzetti, Josiane Marcia Teixeira, Jordelina Beatriz Anacleto Voos

Resumo


Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal Valentim João da Rocha, na cidade de Joinville, Santa Catarina. O objetivo deste trabalho foi verificar o uso do tablet como recurso móvel facilitador da alfabetização e do letramento em duas turmas do 1º ano das séries iniciais do ensino fundamental. A partir de uma avaliação inicial que identificou o nível conceitual da escrita e as habilidades básicas para a alfabetização das crianças envolvidas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, ou seja, com a descrição de informações coletadas ao longo do estudo que norteou a escolha dos aplicativos, jogos e atividades utilizadas durante o processo. Um comparativo co nível conceitual da escrita no início com um no final da pesquisa indicou que o uso do tablet na sala contribui no processo de alfabetização e letramento.


Texto completo:

PDF

Referências


BORGHI, Teresa. PANTANO, Telma. Protocolo de Observação Psicomotora (POP-TT): relações entre aprendizagem, psicomotricidade e neurociências. - São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2010

BRAGA, Tunia de Carvalho Fidelis. Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental. - São Paulo: Edições SM, 2012

DEMO, P. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação, 2004

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Instrumento de avaliação do repertório básico para a alfabetização: manual de aplicação e avaliação – 3ª ed. - São Paulo: EDICON, 2015

MACIEL, Francisco Izabel Pereira. BAPTISTA, Mônica Correia. MONTEIRO, Sara Mourão. A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. - Belo Horizonte: UFMG / FaE / CEALE, 2009. 122p.

MOOJEN, Sônia et al. CONFIAS: Consciência Fonológica: Instrumento de avaliação sequencial. 4 ed. - São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015

PALFREY, Jhon. GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011, 352p.

PRENSKY, M. Teaching digital natives: partenerind for real learning. Thousand Oaks: Corwin, 2010

RODRIGUES-JÚNIOR, Adail Sebastião et al. Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. - 2ª ed. - Rio de Janeiro: Singular, 2009


Apontamentos

  • Não há apontamentos.