Matemática e metodologias: uma experiência de ensino

Kemeli Müller Ristau, Helen Tailane Mudrak, Silvia Teresinha Frizzarini

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência da disciplina de Laboratório de Matemática IV- LEM IV-desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Tem como objetivo é apresentar nossas experiências vivenciadas nas aulas da disciplina de Laboratório IV, ao utilizar aulas diferenciadas, e esta por sua vez influenciou e engrandeceu nossa formação como professoras de Matemática. Existe uma preocupação com que o professor desenvolva uma sequência didática em que seja aproximada a realidade do cotidiano do aluno aos estudos escolares, para que isso seja possível, nós utilizamos as seguintes metodologias para nossa aula diferenciada: História da Matemática, Jogos e Investigações em nossos planejamentos, compartilhando curiosidades, trechos de um determinado acontecimento da história que estivesse interligado ao conteúdo ministrado. Em nossa aula diferenciada, utilizamos o livro didático, slides, o jogo do quadrado mágico e Sudoku, o software GeoGebra e outro para concluir o conteúdo histórico do quadrado mágico. A partir de nossas experiências de aulas, percebemos o quão importante é o planejamento das aulas e a dificuldade de controlar o tempo de cada aula.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 9.nov,2016.

PONTE, J.P. ; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de

aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos

teóricos e metodológicos. 3. ed. ver. Campinas: Autores associados, 2012.

OLIVEIRA, Vanessa Castro de; OLIVEIRA, Cristiano Peres; VAZ, Francieli Aparecida. A História da matemática e o processo de ensino aprendizagem. XX EREMAT, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.